domingo, 28 de Abril de 2024  13:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-04-2010

Associação Portuguesa de Kiwicultores vai ter sede na Feira.


A Associação Portuguesa de Kiwicultores vai ter sede na Feira. O protocolo para a instalação foi assinado, esta manhã, na sessão de ...

A Associação Portuguesa de Kiwicultores vai ter sede na Feira. O protocolo para a instalação foi assinado, esta manhã, na sessão de abertura do II Congresso Nacional do Kiwi, realizado na Biblioteca Municipal. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira cedeu um espaço à para instalação definitiva da sede da associação no concelho feirense.

Com a assinatura deste protocolo, a APK passa a estar sediada definitivamente em Santa Maria da Feira, no lugar da Cruz (Rua S. Paulo da Cruz), no mesmo edifício onde está instalada a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho e outras associações locais.

Para além da cedência de instalações, a Câmara Municipal está a desenvolver, em parceria com a APK, um Plano de Promoção de Plantações de Kiwis no Município, que visa promover e divulgar o sector, criar oportunidades de negócio e diminuir a taxa de desemprego e o abandono dos terrenos de cultivo.

Com o apoio da autarquia feirense, a APK pretende promover a kiwicultura no Concelho, sublinhado que se trata de “uma actividade rentável e um sector organizado, exportador, dinâmico e inovador” e que “existe um défice de produção na Península Ibérica e uma elevada procura”. Segundo a APK, “a produção nacional de kiwis é de 14 mil toneladas e a produção espanhola 10 mil, mas o consumo ibérico ronda as 135 mil toneladas”.

A APK salienta que “a kiwicultura é uma oportunidade de negócio que possibilita o desenvolvimento de uma segunda actividade, contribuindo para o aumento do rendimento familiar”, evidenciando ainda que “existem apoios financeiros para o investimento na plantação”.

A APK foi fundada em 2004 por uma equipa de técnicos e agricultores dedicados à cultura do kiwi, com o objectivo de torná-lo numa das fileiras agrícolas mais modernas e organizadas de Portugal. Esta associação de fileira é constituída por 178 associados (produtores, técnicos e organizações de comercialização).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®